Por Gabriela Agustini
Cochilar ao longo do dia não serve apenas para recarregar as baterias. A prática traz benefícios para o estado mental dos pequenos, segundo pesquisa divulgada no 23º Encontro Anual da Associated Professional Sleep Societies ou simplesmente “Sleep 2009”, que acontece esta semana em Seattle, na costa oeste dos Estados Unidos.
Um estudo da Universidade da Pensilvânia, também em terras americanas, constatou que crianças sem o hábito saudável de dar uma pausa para o sono durante as atividades do dia a dia apresentam níveis mais altos de hiperatividade, ansiedade e depressão quando comparadas àquelas que costumam dar sua boa dormida à tarde.
Segundo Brian Crosby, psicólogo e autor da pesquisa, as características individuais de cada criança influenciam na necessidade do sono extra. Mas, de maneira geral, vale a seguinte recomendação: “Encorajo os pais a incluir um tempo de descanso na rotina dos seus filhos para que eles possam tirar sua soneca se tiverem vontade”. E atenção: o hábito não precisa ser diário. Dentre os pequenos avaliados, a média foi de pouco mais de três cochilos por semana.
A pesquisa levou em consideração o comportamento relatado pelos pais de 62 crianças entre 4 e 5 anos. Também mostrou que ainda é cedo para dizer a partir de que idade o sono diurno deve ser eliminado.