domingo, 4 de março de 2012

Projeto Artes


  • Público Alvo:Maternal (3/4 anos)
  • Objetivo Geral: Considerar a espontaneidade, o pensamento, a imaginação, a sensibilidade, a percepção, a interação e a cognição das crianças em cada fase de seu desenvolvimento.
(QSN,2009)

  • Objetivos : Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos  e materiais explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio.                     
  • Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem,            da        colagem, da construção. 
  •  Desenvolver  o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
  •  Entrar em contato com formas diversas de expressão artística. 

  • Desenvolvimento
- Colagem com palitos de sorvete: Distribuir aos alunos palitos de sorvetes, pedir que colem a folha posicionando em uma única direção.
Em cima dos palitos já colocados, pedir para que as crianças façam desenhos ou pinturas com tinta plástica ou guache.

- Tinta guache aguada: Diluir a tinta com água para obter um efeito translúcido do, semelhante efeito aquarela.

- Pintura a partir de interferência gráfica: Apresentar aos alunos uma figura inacabada que servirá de interferência oferecida, que poderá ser a partir de um modelo figurativo ou abstrato.

- Pintura com as mãos: Fazer com que as crianças usem as mãos ou os dedos como instrumento para sua produção. Deixar que percebam as possibilidades de impressão e feitos que suas mãos podem proporcionar.

- Pintura Simétrica: Distribuir aos alunos tintas variadas e papel, pedir que o aluno dobre ao meio a folha e coloque tintas em um dos lados, feche novamente a folha fazendo movimentos circulares.
Desdobrar o papel no qual aparecerá a mesma pintura.

- Pintura com guache e papel molhado: Molhar a cartolina e com o pincel, ir pingando guache ou anilina, os pingos vão abrindo dando a um efeito diferente do observado no papel seco.

- Pintura no papel de seda: Colar o papel de seda pelas bordas sobre um papel sulfite ou cartolina. Com o pincel e tinta poderão desenhar livremente.
A tinta desbota o papel de seda e se espalha. O trabalho fica como se estivesse desbotado.

- Pintura de observação de uma obra de arte: Propor as crianças que observem e reproduzam uma obra observada como o máximo de fidelidade possível, considerando suas habilidades motoras.

  • Materiais

- Diferentes tipos de papéis com variação de cores e texturas.
- Revistas
- Tintas
- Palitos
- Cola



Elaborado por Sandra e Roseli 
 

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores